Seguindo com nosso papo sobre emprego, eu queria falar um pouco da minha percepção sobre a busca de emprego e como trabalhar em si mesmo.
Primeiro disclaimer, isso não é um click bait, é só a impressão de alguém que esta (há um bom tempo) procurando emprego e o que eu percebi nesse tempo.
Segundo disclaimer, esse é a minha impressão estando no Veneto e no meio / fim de uma pandemia mundial, que mexeu muito com o país tanto economicamente quanto socialmente.
E não é também um post pra reclamar da vida e nem reclamar da Itália. É só mesmo a minha percepção sobre o assunto e um pouco do que gostaria de ter sabido antes de me mudar.
Queria logo lançar a primeira polemica que é NÃO EXISTE O CONCEITO DE SUBEMPREGO NA ITALIA! Ou seja, não existe uma grande diferença salarial entre quem faz empregos simples, manuais e quem faz empregos mais intelectuais. E com isso, não existe uma diferença grande de rendas por aqui. As pessoas frequentam os mesmos locais (colégios por exemplo) e consomem – praticamente – as mesmas coisas.
Dito isso, não ache que é mais fácil começar a trabalhar com esses empregos ditos mais simples, principalmente naqueles relacionados a comida e atendimento ao cliente. Se você não tiver experiencia na área e não falar um italiano impecável (atento ao IMPECAVEL!), vai ser realmente difícil trabalhar com isso.
Outro ponto, e um dos mais importantes, é que sem saber bem italiano você não vai conseguir trabalho rápido ou o trabalho na área que você quer. Não adianta só saber inglês, você está na Itália e deve saber o italiano!
E o ponto que mais surpreendeu e decepcionou é que é muito difícil conseguir emprego sem ter um carro! Sim, pasmem!!
O transporte público por aqui não é muito bom e não atende todo o perímetro da cidade e os horários de trabalho - principalmente pra quem trabalha em turnos. As linhas de ônibus e tram param de circular vem cedo (alguns às 20h!) e iniciam depois das 6h, 7h. Aliado a isso, é bem barato conseguir ter seu próprio meio (bicicleta, patinete, moto e/ou carro) e é quase impensável uma pessoa que não o tenha...
Então se prepare para fazer a conversão da sua CNH brasileira (se for o caso) e comprar um desses meios para facilitar a sua contratação.
E para finalizar, a Itália funciona muito no boca-a-boca (passa parola), então interaja e conheça o maior número de pessoas possíveis para encontrar bem rápido o seu trabalho.
Agora aproveita e dá uma olhada no vídeo abaixo onde conto um pouco como está sendo essa minha experiencia de busca de empregos na Itália.
Comments