top of page
Foto do escritorBerenice Chiavegato

UM PAPO SÉRIO SOBRE EMPREGO NA ITÁLIA



Seguindo com nosso papo sobre emprego, eu queria falar um pouco da minha percepção sobre a busca de emprego e como trabalhar em si mesmo.


Primeiro disclaimer, isso não é um click bait, é só a impressão de alguém que esta (há um bom tempo) procurando emprego e o que eu percebi nesse tempo.


Segundo disclaimer, esse é a minha impressão estando no Veneto e no meio / fim de uma pandemia mundial, que mexeu muito com o país tanto economicamente quanto socialmente.


E não é também um post pra reclamar da vida e nem reclamar da Itália. É só mesmo a minha percepção sobre o assunto e um pouco do que gostaria de ter sabido antes de me mudar.


Queria logo lançar a primeira polemica que é NÃO EXISTE O CONCEITO DE SUBEMPREGO NA ITALIA! Ou seja, não existe uma grande diferença salarial entre quem faz empregos simples, manuais e quem faz empregos mais intelectuais. E com isso, não existe uma diferença grande de rendas por aqui. As pessoas frequentam os mesmos locais (colégios por exemplo) e consomem – praticamente – as mesmas coisas.


Dito isso, não ache que é mais fácil começar a trabalhar com esses empregos ditos mais simples, principalmente naqueles relacionados a comida e atendimento ao cliente. Se você não tiver experiencia na área e não falar um italiano impecável (atento ao IMPECAVEL!), vai ser realmente difícil trabalhar com isso.


Outro ponto, e um dos mais importantes, é que sem saber bem italiano você não vai conseguir trabalho rápido ou o trabalho na área que você quer. Não adianta só saber inglês, você está na Itália e deve saber o italiano!


E o ponto que mais surpreendeu e decepcionou é que é muito difícil conseguir emprego sem ter um carro! Sim, pasmem!!


O transporte público por aqui não é muito bom e não atende todo o perímetro da cidade e os horários de trabalho - principalmente pra quem trabalha em turnos. As linhas de ônibus e tram param de circular vem cedo (alguns às 20h!) e iniciam depois das 6h, 7h. Aliado a isso, é bem barato conseguir ter seu próprio meio (bicicleta, patinete, moto e/ou carro) e é quase impensável uma pessoa que não o tenha...


Então se prepare para fazer a conversão da sua CNH brasileira (se for o caso) e comprar um desses meios para facilitar a sua contratação.


E para finalizar, a Itália funciona muito no boca-a-boca (passa parola), então interaja e conheça o maior número de pessoas possíveis para encontrar bem rápido o seu trabalho.


Agora aproveita e dá uma olhada no vídeo abaixo onde conto um pouco como está sendo essa minha experiencia de busca de empregos na Itália.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page