top of page
Foto do escritorBerenice Chiavegato

OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS


Olá Pessoas,

Hoje quero apresentar para vocês alguns programas oferecidos pelo governo italiano que ajudam bastante quem está procurando emprego por aqui. Todos esses programas podem ser usufruídos tanto por cidadãos italianos como por estrangeiros legalmente residentes na Itália.


Assegno per il Lavoro


O Assegno per il lavoro é um instrumento de financiamento disponibilizado pelas Regiões para combater o desemprego de longa duração, apoiando os desempregados com mais de 30 anos na procura de um novo emprego através de serviços gratuitos de orientação, formação e (re)colocação profissional.


Esse programa abarca não só cidadãos italianos, mas qualquer pessoa que possua um visto de permanência valido na Itália.


É constituído por um bónus, até ao valor máximo de 5.796 euros, que os cidadãos podem gastar em agências de emprego para cursos de formação e de serviços personalizados de assistência à recolocação, como orientação, aconselhamento, fortalecimento de aptidões, apoio à colocação ou reintegração em empregos por meio da interseção da oferta e demanda de empregos.


Para ter acesso ao Assegno você deve fazer cadastro no Centro per l’impiego. Além disso, se cadastrar em portais de busca de empregos e ficar de olho nas vagas, se encontrar algum na sua área de interesse é só se candidatar e esperar ser selecionado.


Work experience

Treinamento e estágio para desempregados com mais de 30 anos.


Work experience é promovido pelas Regiões desde 2012, visa oferecer aos desempregados com mais de 30 anos a oportunidade de se atualizarem através de formações e estágios que lhes permitam reingressar mais facilmente no mundo do trabalho.


O percurso tem uma duração máxima de 10 meses e incluem horas de orientação, atividades de formação e um período de estágio na empresa de 2 a 4 meses. O subsídio de participação é de 3 € por hora. Detalhe importante, você só receberá esse valor no final do seu percurso, portanto se prepare para isso.


Com base nas necessidades de treinamento e habilidades exigidas pelas empresas, dois tipos diferentes de Work experience são fornecidos:

- Experiência de trabalho para o ingresso na profissão (120-200 horas de treinamento);

- Experiência de trabalho para aprofundar as habilidades de uma profissão (40-120 horas de treinamento).


Garanzia Giovani

É um programa destinado a melhorar a empregabilidade de jovens até aos 30 anos que não exerçam atividades de estudo ou de trabalho.


Os beneficiários são os chamados NEETs (Not in Education, Employment or Training), ou seja, jovens que não trabalham, não estudam e não fazem estagio. Para usufruir das medidas previstas no programa devem ter entre 15 e 29 anos, ser cidadãos da UE ou estrangeiros não pertencentes à UE, residir legalmente na Itália.


Os membros da Garanzia Giovani também podem fazer cursos de formaçao, assim divididos:

- Cursos de formação orientados para a colocação profissional (cursos individuais ou coletivos de aprendizagem de uma profissão, com a duração de 50 a 200 horas);

- Cursos de reinserção no sistema educativo, dirigidos a menores de 19 anos e sem qualificação ou diploma (ensino médio).


Podem ser oferecidos aos candidatos que aderirem à Garanzia Giovani estágios com a duração de 6 meses. Os estagiários recebem um subsídio mensal de 500 euros e não superior a 3.000 euros para todo o período. Caso os estagiários sejam admitidos com vínculo empregatício em até 60 dias após a conclusão do estágio, a empresa recebe um incentivo econômico.


Aproveita e dá uma olhadinha nesse vídeo aqui que conto como foi nossa experiencia nesses programas.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page